Reduzindo riscos ao usar computadores não confiáveis

Instale Tails a partir de um computador no qual você confie

Tails te protege de vírus e malware que estejam presentes no seu sistema operacional usual. Isso ocorre porque o Tais roda independentemente de outros sistemas operacionais.

Mas seu Tails pode ser corrompido caso você o instale a partir de um sistema operacional comprometido. Para reduzir esse risco:

  • Sempre instale Tails a partir de um sistema operacional confiável. Por exemplo, baixe o Tails em um computador sem vírus, ou clone o Tails de um amigo confiável.

  • Não conecte o seu pendrive USB com Tails enquanto outro sistema operacional estiver sendo executado no computador.

  • Use o seu pendrive USB com Tails apenas para executar o Tails. Não use o mesmo pendrive para transferir arquivos de ou para outro sistema operacional.

Se você se preocupa com a possibilidade de que seu Tails esteja corrompido, faça uma atualização manual a partir de um sistema operacional confiável.

Não temos conhecimento de nenhum vírus capaz de infectar uma instalação de Tails, mas é possível que um seja criado no futuro.

Nenhum sistema operacional pode proteger contra modificações no hardware

The computer might be compromised if its physical components have been altered. For example, if a keylogger has been physically installed on the computer, your passwords, personal information, and other data typed on the keyboard could be stored and accessed by someone else, even if you are using Tails.

Tente manter seu computador em um local seguro. Alterações no hardware são mais prováveis em computadores públicos, cafés ou bibliotecas com Internet e em computadores desktop (de gabinete), nos quais é mais fácil esconder um dispositivo.

Se a possibilidade de que seu computador tenha sido modificado te preocupa:

  • Use um gerenciador de senhas para copiar e colar as senhas salvas. Desse modo, você não precisa digitar as senhas e assim pode evitar que elas sejam vistas por pessoas ou câmeras perto de você.

  • Use the screen keyboard, if you are using a public computer or worry that the computer might have a keylogger.

Keyloggers são fáceis de comprar e esconder em computadores de gabinete, mas não em laptops. Por exemplo, veja KeeLog: KeyGrabber forensic keylogger getting started (em inglês).

Outras alterações de hardware são muito mais complicadas e caras de instalar. Por exemplo, veja Ars Technica: Fotos de uma fábrica de "atualização" da NSA mostram roteador da Cisco recebendo um implante (em inglês).

Nenhum sistema operacional pode se proteger de ataques na BIOS e no firmware

Firmware inclui a BIOS ou UEFI e outros programas armazenados em chips eletrônicos do computador. Todos os sistemas operacionais, incluindo Tails, dependem do firmware para iniciarem e rodarem, então nenhum sistema operacional pode se proteger de um ataque ao firmware. Da mesma maneira que um carro depende da qualidade da rua em que ele está andando, sistemas operacionais dependem de seus firmwares.

Manter seu computador em um local seguro pode te proteger de algum ataque de firmware, mas alguns outros ataques de firmware podem ser executados remotamente.

ataques de firmware já foram demonstrados, mas são complicados e caros de se realizarem. Nós não conhecemos nenhum uso contra usuários Tails. Por exemplo, veja LegbaCore: Roubando chaves/emails GPG no Tails através de infecção remota de firmware (em inglês).